sexta-feira, 1 de junho de 2012

* ÂNGELA NUA. HUMANO, NATURALMENTE HUMANO.


 
*
 Welington Almeida Pinto
 
Ângela Merkel numa praia de nudismo



 



Henry toma a mão da moça nas suas e disse:

- Trouxe a ‘Isto é’ para você ler.

- Ah, eu quero.

- Publica uma matéria que vai gostar.

- Ôba!

- Marquei a página, abra.

Angélica pega a revista, rindo. Abre e se surpreende com o título.

- Nossa!

- Isso mesmo. A ‘Dama de Ferro’ faz furor.

- Vixe!... Ângela Merkel?

- Leia tudo.

Sentados um frente ao outro no Tip-Top. Na mesa do bar, forrada de verde, há uma garrafa de cerveja pela metade, dois copos quase cheios da bebida, uma travessa com ‘frango a passarinho’ e o pratinho para lixar os ossinhos e guardanapos embolados.

O rapaz, formado há quatro anos em jornalismo, tem vinte e oito anos, levemente rechonchudo, cabelos cheios e está de terno e gravata. A moça, bacharelada em psicologia o ano passado, já deve ter 25, veste jeans, cabelos longos, loiros e anelados como de anjo. Olhos docemente verdes e o sorriso com ar misterioso.

Depois de ler a reportagem, Angélica deixa escapar um gesto expressivo de horror e de repugnância. Faz uma careta e balança a cabeça, negativamente. 

- Meu Deus!... Será verdade?

O jornalista olha a amiga um instante, e depois diz:

- Anteontem foi oDia das Mentiras’. A imagem dela nua pode não passar de uma manipulação, de uma das trucagens de photoshop.

- Acha?

- Pode ser.

-‘Pegadinha’?

- Talvez. O certo é que de onde saiu ninguém sabe. Inicialmente,  seu vazamento foi atribuído ao site francês “Le Canard Enchainé” numa brincadeira de primeiro de abril.

- É?

- Até agora, a fonte dessa foto antiga da toda poderosa chanceler alemã na Internet é um mistério. As agências de notícia questionam sua autenticidade, mas também não descartam a possibilidade de ser verdadeira. Em 2008, a “Dama de Ferro” despertou furor na inauguração da ‘Ópera de Oslo’, quando desfilou com um avantajado decote.

- Lembro muito bem.

Henry olha demoradamente a amigo. E ressalva:

- Mostra que, na juventude a ‘Dama de Ferro’, era da ala das mocinhas mais liberais, que não se incomodava em mostrar sua nudez numa praia reservada.

- Achei legal essa fotografia, cara!... Naquela época era hábito na Europa uma pessoa andar nua em locais onde praticavam o nudismo. Qual o problema?

O rapaz bebe uma golada de cerveja, toma novamente a mão da mulher nas suas e afaga com carinho.

- Também gostei. Curti o desprendimento e a tranquilidade com que Ângela e suas duas amigas caminhavam pela praia. Mostra que os arroubos e os comportamentos da juventude, nem sempre se confirmam na maturidade. É isso. As experiências vão, o aprendizado fica.

Pausa. Angélica:

- Difícil imaginar o que Ângela pensava naquele momento, nuazinha saindo de um banho de mar. Pela expressão da sua fisionomia, parece que não estava arrazoando nada, divertia apenas. Parece também que, mesmo com os olhos abertos, ela não olhava para coisa alguma, apenas sorria.

- Tem razão. Tem razão.

A moça pega um pedaço de frango frito e come. Depois de tomar um pouco de cerveja, observa:

- Difícil supor uma mulher que teve seus tempos de informalidade na juventude, quando na idade adulta se torna poderosa demais, respeitada e prestigiada nos quatro cantos do planeta, não é?

- Semente boa de uma geração, claro.

- Por se tratar de uma personalidade como  Ângela Merkel nua, a foto pode muito bem ser falsa, mas se for mesmo 100% genuína não vejo nada que possa arranhar sua imagem. Nem como mulher, nem como Primeira Ministra da Alemanha – afirma da moça.

- Claro.

- De qualquer forma, o efeito negativo da divulgação representa o pensamento de parte da extrema-esquerda europeia, que veria com bons olhos o apedrejamento dos seus opositores políticos. Atitude de canalhas!...

Henry aquiesce com a cabeça, concordando.  Ela:

- Vigiar e Punir. Mecanismos de opressão e de coerção de nossa sociedade, que Foucalt dedicou importantes trabalhos em mais de 40 anos de estudos.

- Ich denke, all dies ist die politische intrige. Deve ser coisa do Berlusconi a quem vossa ousadia (de Ângela) tanto ofende, diria Camões – caçoa o rapaz.

Luciana ri e analisa:

- Quando alguém faz isso, quer dizer que tem algum peso no coração e que se sente ameaçado pela desgraça. Tem de se cuidar. De tratar.

- Um brinde ao poeta lusitano.

- Salve!...

Imediatamente o jornalista clica o copo no copo dela, percebendo que seus olhos acendiam-se numa expressão cada vez mais divertida dentro da noite.

 


*  Com 58 anos, Ângela Merkel é uma das figuras mais importantes da atualidade política internacional, muito conhecida pela sua sobriedade e intransigência. Foi eleita chanceler da Alemanha pela primeira vez em 2005, e já foi considerada por cinco vezes pela revista Forbes como a Mulher do Ano (2006, 2007, 2008, 2009 e 2012)

 

 

* FBN© - 1986 – ÂNGELA NUA. HUMANO, NATURALMENTE HUMANO -  Categoria: Conto – Gênero: Realismo Mágico - Autor: Welington Almeida Pinto – Original text: Portuguese - Iustr.:  foto Internet – Link.: http://fantasticorealismo.blogspot.com.br/2012/06/blog-post_2958.html

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário